Lombo de porco recheado

Ingredientes:
1kg Lombo de porco 
6 Fatias de fiambre
6 Fatias de queijo
12 Fatias de chourição
1 Alho francês
1 Caldo knorr de carne
Sal, azeite, noz-moscada, alho, pimentão, nozinhas de margarina, e molho inglês q.b.

Quando comprar o lombo de porco, peça para abrir o lombo em 3, para rechear. Senão em casa abra o lombo em Z ou em “caracol” de modo a que dê para fazer 2 camadas de recheio.
Coloca-mos o lombo num pirex , abrimos a parte que vamos rechear, e temperamos com Sal, azeite, noz-moscada, alho, pimentão, e molho inglês. Colocamos 3 fatias de fiambre, metade do alho francês (só a zona branca) cortado na vertical, 6 fatias de chourição e por fim as 3 fatias de queijo. Repetir o mesmo processo para a outra camada.

Fechar bem o lombo com alguns palitos. E no cimo voltar a temperar, regar com azeite, colocar umas nozinhas de margarina e caldo knorr aos pedaços.

Levar ao forno ate cozer bem no interior.

Acompanhar com arroz branco e/ou batata assada.



Bacalhau com Natas

Esta vai ser uma receita “moderna”, isto é, mais rápida, do bacalhau com natas comum.

Ingredientes:
3 Pacotes de batata frita palha
200gr de bacalhau desfiado (previamente demolhado)
2 Pacotes grandes de molho bechamel
1 cebola media


Primeiro vamos meter o bacalhau a cozer, como esta em lascas é muito rápido. Entretanto corta-se a cebola ás rodelas e refoga-se.

Num recipiente grande mete-se a batata palha, junta-se o refogado, o bacalhau cozido, e por fim o molho bechamel. Mexe-se tudo muito bem, de maneira a que não fique batata sem molho.

Mete-se o preparado num pirex e vão ao forno gratinar. 

Acompanhe com uma salada.



Entremeada assada

Ingredientes:
4 Tiras de entremeada magra
2 Dentes de alho
Sal, pimenta, noz-moscada, mostarda q.b.


Primeiro, vamos tirar as partes gordas da entremeada (a parte superior). Cortamos as tiras ao meio e tempera-se com os dentes de alho, sal, pimenta, noz-moscada, e a mostarda. Meter tudo num tabuleiro e levar a assar ate ficar douradinha.

Acompanha com batata assada, e/ou arroz e salada.



Sumo de Maçã

Ingredientes:
2 Maçãs sem casca
1/2 Litro de água
2 Colheres de sopa de açúcar
Folhas de hortelã 
Colher de chá de canela

Bater tudo no liquidificador ou num com a varinha mágica num recipiente alto, ate que todos os ingredientes estejam bem triturados.



Lasanha de Legumes

Esta lasanha é um sucesso onde quer que a faça, e não sou vegetariana. Todos adoram esta receita, especialmente porque podemos sempre meter outros ou mais vegetais que se queiram.

Ingredientes:
6 a 8 Folhas de massa de lasanha (conforme o pirex que usem)
1 Courgette
1 Lata de cogumelos laminados
1 Alho francês (parte branca apenas)
1 Chouriço
1 Cebola
Polpa de tomate
Molho bechamel a gosto (pode ser de compra, eu prefiro fazer)
Sal, pimenta, alho, noz-moscada, azeite q.b.
Queijo ralado q.b.

Numa panela vamos meter as folhas de massa a cozer temperadas com sal, pimenta e um pouco de azeite. Enquanto a massa coze, cortam-se os legumes grosseiramente, e salteamos os legumes em azeite numa wok (ou numa frigideira grande). Mete-se primeiro a cebola, seguido dos cogumelos, alho francês, o chouriço e por fim a courgette. Como a courgette coze mais facilmente metemos só no fim, de modo a que não fique toda mole. Depois de todos os legumes bem salteados juntamos a polpa de tomate, e temperamos com sal, pimenta, e noz-moscada. E reservamos.

Seguidamente fazemos o molho bechamel, está explicado aqui no nosso blog em: http://rgulosas.blogspot.com/2009/10/molho-bechamel.html Ou se preferir pode usar o de compra. E passamos á montagem da lasanha.

Montagem:

Untar o pirex (travessa para o forno) com um pouco de molho bechamel. Meter no fundo folhas de lasanha, encamamos com um pouco de vegetais, e por cima um pouco de molho bechamel, e continua-se, massa, vegetais, bechamel. A última camada, ou a do topo, polvilha-se com queijo ralado, ou pão ralado.

Vai ao forno gratinar, e é só desfrutar.



Molho Bechamel

Ingredientes :
50gr de manteiga
30gr de farinha
1/2l de leite
Sal e noz-moscada q.b.

Derrete-se a manteiga em lume brando, incorpora-se a farinha ate fazer uma bola com o preparado. Adiciona-se o leite aos poucos, mexendo continuamente ate engrossar. Tempera-se com sal, e uma boa porção de noz-moscada. Se achar que o molho esta muito grosso vá juntando um pouco mais de leite.
Para dar um toque especial, juntar meio pacote de natas, e o molho bechamel ficará divino.

Sopa de Alho Francês

Ingredientes:
500g de batata
1 Cebola
1 Alho francês grande ou  2 pequenos
1 Alho
Meio chouriço corrente
1 Caldo knorr galinha
Sal, pimenta e azeite q.b.

Coloca-se numa as batatas cortadas, cebola e alho, o chouriço, e a parte verde do alho francês, cobre-se os legumes com água e mete-se ao lume. Tempera-se com sal, pimenta, o caldo knorr e azeite, e deixa-se ferver.

Quando os vegetais estiveram cozidos, são muito bem triturados com uma varinha mágica. Rectifique a água caso a sopa tenha ficado muito espessa, e rectifique os temperos. Juntamos o alho francês da parte branca cortado às rodelinhas e deixa-se cozer em lume médio.



Conversão de medidas

MEDIDAS COMUNS E MUITO UTILIZADAS:

1 chávena de arroz = 180 g 
1 chávena de farinha = 100 g 
1 chávena de margarina = 180 g 
1 chávena = 2 dl = 13 colheres de sopa 
1 copo de água = 2 dl = 13 colheres de sopa 
1 copo de vinho = 1 dl = 6 colheres de sopa 
1 cálice =0,5 dl 
1 colher de sopa = 15 cc 
1 colher de sobremesa = 10 cc 
1 colher de chá = 3 cc

Pica-Pau

Pica-pau de porco é um excelente petisco, mas também pode ser uma maneira diferente de ser servido como refeição acompanhado por arroz branco.

Ingredientes:
- 3 Bifanas de porco
- 1 Colher de sopa de mostarda
- Pickles q.b.
 - Azeitonas pretas
- 1 Dente de alho
- 1 Colher de sopa de vaqueiro
 - Sal e pimenta q.b.


Corta-se a carne às tirinhas, e tempera-se com a mostarda, sal e pimenta. Numa frigideira mete-se a vaqueiro a derreter, juntando carne e os alhos laminados. Quando a carne já estiver quase toda dourada, juntar os pickles a gosto, cortados em bocados mais pequenos.
Para quem gosta de piripiri coloca quando se meter os pickles. Deixar apurar por 2mins.
Como aperitivo é só servir, se quiser fazer uma refeiçao difrente acompanhe com arroz branco.


Massa com chouriço e natas

Esta receita é rápida de fazer, ideal para quem chega tarde a casa, ou com pouca vontade de cozinhar algo elaborado. Esta receita embora simples é muito gostosa e feita em 15 minutos.


Ingredientes:
- Massa de lacinhos tricolor (uma embalagem)
- 1 Chouriço
- 1 lata de cogumelos laminados
- 1 cebola media
- Meio pacote de natas
- Leite q.b.
- Polpa de tomate q.b.
- Margarina q.b.
- 1 Caldo knorr de galinha
- Sal, pimenta, noz-moscada, e alho q.b.


Vamos pegar num tacho e meter alguma água ao lume, para cozer a massa. Metemos uma nozinha de margarina, um alho descascado pode ir inteiro não há problema, um pouquinho de sal, pimenta, noz-moscada e o caldo knorr. E tapar o tacho.

Enquanto a agua aquece, pica-se a cebola grosseiramente e corta-se o chouriço aos pedaços. Quando a agua estiver a ferver meter a massa e deixar cozer por 12mins. Mexendo ocasionalmente.
Depois da massa cozida, reservar a massa num coador, e utilizando o tacho que cozeu a massa, vamos meter uma nozinha de  margarina, e deixar a cebola refogar. Depois de refogada juntar os cogumelos e o chouriço, mexer sempre ate estarem todos lourinhos. Por fim juntamos a polpa de tomate a gosto, com meio pacote de natas e um pouco de leite, voltar a condimentar com pouco sal, noz moscada e pimenta. Mexer tudo ate encorpar. Volta-se a juntar a massa e envolve-se muito bem o molho.

Acompanha com uma salada de alface.